Sal, um dos maiores vilões do nosso organismo e, ao mesmo tempo, o menos combatido. O sal é a principal fonte do sódio que consumimos podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins. Fora a retenção hídrica promovida por ele. Saiba que diminuir a quantia ou até mesmo eliminar esse agressor, é mais fácil do que se pode imaginar. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá um novo gostinho às suas receitas e ainda promove uma onda de boa saúde. Então ai vai alguns substitutos:
Alho e cebola: O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose.
Salvia: Ação anti inflamatória e estimulante da digestão. A sálvia é indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite.
Manjericão: Além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.
Alecrim: O alecrim faz bem porque combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.
Salsa: Além de proporcionar um sabor leve e agradável aos preparos, a salsa combate doenças do coração e dos rins.
Pimenta: É muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento.
Coentro: Rico em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.
Opções para substituir o sal não faltam, essas são, somente, algumas delas. Agora não tem mais desculpas! 😉💪🏻