Você já ouviu falar em overtraining?
Diferente do que muitos podem pensar, o excesso de exercícios físicos é prejudicial a nossa saúde e pode trazer graves consequências físicas e emocionais para o nosso corpo. O chamado overtraining ocorre quando a atividade é tão intensa que os músculos não conseguem se recuperar entre um exercício e outro, podendo provocar diferentes tipos de lesões articulares e musculares e até afetar o sistema imunológico.
Muitas vezes, a ansiedade para obter resultados rápidos e a cobrança excessiva que o atleta sofre levam a uma sobrecarga de exercícios e treinamentos que podem resultar até na suspensão das atividades físicas devido aos traumas sofridos pelo corpo. Alguns dos sintomas do overtraining podem incluir sensação de fadiga, mudança constante de humor, dor muscular, perda de condicionamento físico, o aumento da frequência cardíaca em repouso e, em mulheres, alteração no ciclo menstrual.
Por isso, fiquem atentos! Para alcançar os resultados desejados, é importante respeitar os limites do próprio corpo. Uma alimentação equilibrada é fundamental, atendendo às necessidades nutricionais de cada modalidade esportiva, assim como os períodos de descanso para a regeneração de nossos músculos. E claro, aposte sempre no acompanhamento de um educador físico e um nutricionista para preservar sua saúde física e mental. #nutriçaoestetica #nutricionista #viviansanches #clinicaviviansanches #overtraining