Olá, pessoal!
Começo de semana é sempre difícil: voltamos a nossa rotina de responsabilidades, correria, trabalho e, com tudo isso, acabamos deixando o estresse tomar conta dos nossos dias.
Vocês sabiam que, além de afetar nossa produtividade e nossa saúde mental, o estresse pode contribuir de várias maneiras para aumento do peso corporal?
Um dos agentes que levam a esse ganho de peso é o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, que funciona como um “sistema de alarme” quando nosso corpo se depara com uma situação de ameaça. Em condições normais, os níveis desse hormônio voltam ao normal após um momento estressante. Mas quando estamos em alerta constante devido ao estresse, os níveis de cortisol se mantêm altos o dia todo, o que faz com que nosso corpo diminua o gasto calórico para se preparar para uma eventual situação de emergência – e aumenta o nosso apetite.
Além disso, pessoas estressadas normalmente buscam conforto em alimentos altamente calóricos, como doces e massas, que são rapidamente transformados em energia, aumentando a quantidade de serotonina em nosso organismo – uma substância ligada à sensação de bem-estar. Ou seja, entramos em um ciclo de compensação que, se não for quebrado, pode levar ao rápido aumento de peso e prejudicar nossa saúde com os altos níveis de sódio, açúcar e gordura ingeridos.
Adotar hábitos saudáveis é um importante passo para a redução do estresse no nosso dia a dia: pratique exercícios físicos, procure encontrar técnicas de relaxamento que adequem aos seus gostos e a sua rotina, como aulas de yoga, meditação e alongamento, priorize sua alimentação e fique atento aos seus padrões de comportamento: conhecer como funciona nosso corpo e mente nos ajuda a encontrar estratégias para lidar com situações difíceis. #nutricaoestetica #nutricionista #viviansanches #clinicaviviansanches #estresse